Conhecendo a Simonaitis

Essa levedura não é semelhante geneticamente às Kveiks, porque é uma Farmhouse de outro país (Lituânia), expressando perfil de fermentação diferente das leveduras kveik da Noruega. Entretanto, funciona da mesma maneira: pode ser seca e fermenta a temperaturas altas sem gerar aromas e sabores indesejados.

A levedura Simonaitis foi isolada de linhagem gentilmente fornecida por Julius Simonaitis via Lars Garshol. Sua capacidade de trabalhar em extensa faixa de temperaturas possibilita sua utilização em diversos estilos tais como belgas, lupuladas americanas e até mesmo cervejas de trigo, visto que ela é uma levedura POF+. Temperaturas de fermentação mais baixas produzem cervejas limpas e sem ésteres, já as mais altas tendem a criar perfis com altos ésteres e fenólicos. A esterificação remete a frutas tropicais (suco de maracujá, laranja e goiaba), frutas de caroço e produz tons de especiarias picantes, terrosos e ervas.

Levedura com alto potencial
Expectativa: Temperaturas baixas (16º-20ºC)- Neutra
Temperaturas altas (> 25ºC)- Cítrico e frutado

Já é distribuída comercialmente: YLB 1009 
Lithuanian Famrhouse Simonaitis - Fermento YeastLabs

Características:
Floculação: Média-Alta
Atenuação: 75% - 82%
Temperatura: 16ºC - 37ºC
Tolerância ao etanol: 11% ABV
Estilos (BJCP): Farmhouse Ales, American Pale Ale, American IPA, WeissbierBelgian Blond Ale, Belgian IPA, SaisonSpecialty Beer.

Experimento com Simonaitis (20 litros)
•Malte Pilsen 5,0kg
•Malte Carapils 0,5kg
•Malte Vienna 0,5kg
•Lúpulo H. Magnum 12,5g a 30´
•Levedura: Simonaitis
•OG= 1048
Os 20 litros foram divididos em duas partes:
A- Com temperatura controlada (18ºC) - 10 litros
B- Na temperatura ambiental (24º a 33ºC) - 10 litros


A figura abaixo mostra o resultado da fermentação após 7 dias
Analisando a figura acima podemos observar que a fermentação feita com temperatura controlada atenuou de forma mais lenta quando comparada com a fermentação feita no ambiente. Outra observação, também esperada, mostrou que a fermentação feita no ambiente atenuou mais e mais rápido do que a fermentação feita com temperatura controlada.
 Temperatura ambiente
 Temperatura controlada (18ºC)
 
Turva, Leve, ligeiramente ácida na boca e adocicada no retrogosto. Um cítrico leve  mas marcante.
Um pouco mais limpa, leve, neutra, aromas leves tropicais.

Adorei as cervejas. As pessoas que testaram aprovaram, principalmente a feita com temperatura controlada. Novos ensaios devem ser realizados para apresentar resultados consistentes. Portanto, nesse experimento se comprovou o esperado: em temperatura baixa (18ºC) se mostrou neutra e fermentada no ambiente, com características cítricas.

O termo "landrace" muitas vezes usado para essas leveduras não deve ser equiparado a "kveik", que é um termo usado especificamente para leveduras e culturas mistas norueguesas. A seguir é apresentado algumas “landraces” comerciais

Muri (Levedura Mainiaca)- Cultura não purificada (sem micróbios isolados ou removidos). Muri é geneticamente o mesmo que WLP351 Weizen da Baviera e, portanto, provavelmente uma levedura contaminante.

Muri (White Labs)- É uma única cepa supostamente usada em casas de fazenda tradicionais até 1990 e depois abandonada. Foi encontrada por um dos herdeiros que reativou a levedura. Desde então, descobriu-se que Muri é geneticamente o mesmo que o Weizen bávaro.

Jovaru (Omega Yeast Labs)- Esta cepa testa positivo para o gene STA1, que é um indicador de Saccharomyces cerevisiae variedade diastaticus. Essa cepa pode ter a capacidade de metabolizar dextrinas ao longo do tempo, resultando em atenuação acima do esperado.

Marina (Levedura Mainiacal)- Levedura russa; vendido apenas na forma líquida, não sobrevive à secagem. É uma levedura POF +.

Marina (Laboratórios de Escarpa)- Mesmas informações acima. Pode ser conservada em qualquer lugar entre 25ºC e 39ºC, com resultados mais limpos quando usadas em baixas temperaturas.

Rima (Levedura Mainiacal)- Levedura russa; vendido apenas na forma líquida, não sobrevive à secagem. POF +.

ResumoEssa levedura foi coletada na cervejaria Julius Simonaitis em Joniskelis, Lituânia. É uma levedura comunitária que sempre foi compartilhada entre vizinhos. Tecnicamente essa levedura não é considerada "Kveik" porque se encontra geneticamente fora das famílias "Kveiks" e porque é POF+. Podem atuar em um ampla variação de temperaturas (16-35ºC), com boa atenuação e produção de ésteres interessantes quando atuam em altas temperaturas e praticamente neutras em temperaturas baixas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário